INVESTIGAÇÃO SOBRE PADRÕES DE COMPRA E CONSUMO SUSTENTÁVEL: UMA PESQUISA QUANTITATIVA NA CIDADE DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ – S.C.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Marketing

Acessos neste artigo: 279


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Gustavo Barbieri Lima , Cassiana Lazzaretti

ABSTRACT
O objetivo central da presente pesquisa é investigar o comportamento do consumidor ecologicamente consciente na cidade de Balneário Camboriú – S.C., assim como este vem moldando os padrões de compra e consumo sustentável. Para tal, realizou-se uma pesquisa quantitativa através de um questionário estruturado composto por 4 questões de múltipla escolha e 40 questões em escala de Likert de cinco níveis, utilizando-se formulário Google. Os questionários foram distribuídos de forma orgânica para habitantes da cidade de Balneário Camboriú-SC a fim de identificar o perfil do consumidor, seu engajamento com a sustentabilidade e quais são os critérios que possuem no momento de escolher um produto ou empresa considerando-se o quesito sustentabilidade. Assim sendo, foram enviados 200 questionários e obteve-se 140 questionários válidos respondidos. Os dados foram tabulados e analisados estatisticamente para a obtenção das informações. Os principais resultados apontam que: (a) o consumidor verde ou sustentável, em sua maioria, possui alto grau de escolaridade e pertence à classe média; (b) tal consumidor possui a percepção de que o consumo de produtos interferem (ou agridem)o meio ambiente e está buscando, através da conscientização das empresas, o uso de produtos que reduzam o impacto social e ambiental; (c) as empresas que optam por ser sustentáveis (ou ecologicamente conscientes), conseguem conquistar a lealdade de seu público, dado que os fatores decisórios de compra são interligados com fatores comportamentais.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Luciano Vignochi 09-02-2021 09:50:35

O tema da pesquisa é atual e relevante, principalmente por identificar as percepções do consumidor ecologicamente consciente. Pergunta (sugestão): Quais as contribuições que o estudo trás para o mercado sustentável? Como melhorar a eficácia das vendas e a ascensão de produtos sustentáveis?

Foto do Usuário Carlos André Da Silva Müller 09-02-2021 09:50:35

O artigo tem uma boa coleta de dados, e trabalha com estatística descritiva. Como a base é boa, é possível pensar em métodos inferenciais mais sofisticados para uma publicação em periódico.

Foto do Usuário Arthur William Pereira Da Silva 09-02-2021 09:50:35

O tema do artigo é muito relevante, e os autores estão de parabéns pelo esforço realizado. Bem como pela amostra que conseguiram, de 140 respondentes. Seguem algumas recomendações e questionamentos para o aperfeiçoamento da pesquisa: - O trabalho se diz quantitativo e que usou de análise estatística, porém, ao ver os resultados, só é possível identificar estatística descritiva simples, apresentação dos dados em gráficos e tabelas. Sem nenhum teste ou tratamento estatístico que venha a subsidiar as conclusões extraídas do estudo. Assim, seria interessante ou proceder com algum teste ou análise estatística inferencial, ou subtrair tais proposições do resumo e título. - Para afirmar que os fatores socioeconômicos influenciam no consumo sustentável, não basta verificar as frequências das respostas, se faz necessário, ao menos, fazer um teste de variância (ANOVA ou MANCOVA), para verificar se realmente há diferença estatística, e não só matemática. Fica a sugestão aos caros autores; - Pela proposta do trabalho, ao meu ver, seria muito interessante a aplicação de Análise Fatorial Exploratória - AFE, pois, a técnica permitira a identificação dos principais fatores determinantes do comportamento de consumo sustentável, na cidade estudada; - De onde surgiram as escalas utilizadas no estudo? São escalas já validadas por outros autores, se for deixar claro, se não, esclarecer o processo de construção das escalas e de escolha de cada item, apresentando base bibliográfica relevante para embasá-las; - O objetivo poderia ser um pouco menos genérico, para facilitar o seu alcance de forma satisfatória. Mais uma vez parabenizo os autores pelo esforço, e reforço que as sugestão feitas são apenas para refinamento do trabalho. -

Foto do Usuário Maria Leonor Marques Martins 09-02-2021 09:50:35

Parabéns pela apresentação do trabalho, que é relevante para a atualidade, pois analisa as constantes mudanças no mundo e o crescimento de uma tendência do consumo sustentável. Durante o trabalho, eu observei que há alguns erros em relação ao espaçamento das legendas das imagens. Sugiro que façam uma revisão mais rigorosa quanto a isso. Além disso, acredito que na introdução poderia ter pontuado mais sobre o Balneário Camboriú (SC), explicando a motivação para a escolha do lugar a ser observado, assim como, comentando melhor sobre a relação da cidade com os padrões de consumo sustentável.

Foto do Usuário Gabrielle Fernandes Rodrigues 09-02-2021 09:50:35

Gostei do artigo. Teve boas contribuições. Parabéns!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.