OMNICHANNEL NAS REDES DE VAREJO NACIONAIS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração da Informação

Acessos neste artigo: 273


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Gilberto Perez , Daniel De Oliveira Correia , Fagner Rodrigues Pereira De Azevedo , Stephan Drösemeyer , Mathias Yoneda Naganuma

ABSTRACT
Com o avanço da tecnologia, houveram mudanças no padrão de comportamento do consumidor e os varejistas precisam se adaptar a essa nova realidade. Omnichannel é uma tendência do varejo que se baseia na convergência de todos os canais utilizados por uma empresa. Tratando-se da possibilidade de fazer com que o consumidor não veja diferença entre o mundo on-line e o off-line, melhorando a sua experiência de compra. Sendo assim, esta pesquisa teve o objetivo de identificar os fatores de sucesso que permeiam a implantação de uma estratégia Omnichannel nas redes de varejo brasileiras. Para isso, foi adotada uma pesquisa do tipo exploratória, de natureza qualitativa e para a coleta de dados foram realizadas entrevistas com profissionais diretamente relacionados com o Omnichannel. Os resultados, na forma de categorias, apontam para uma crescente utilização do Omnichannel no varejo brasileiro, com impactos relevantes nas definições de estratégias, investimentos e aprimoramento de processos. Pôde-se constatar que o Omnichannel é uma possível fonte de vantagem competitiva e, se implantado de forma correta é altamente efetivo.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Victor Silva 09-02-2021 09:50:35

O artigo aborda um tema relevante para a Gestão. As sugestões a seguir são feitas no intuito de contribuir com a melhoria do artigo. título poderia iniciar com “A implantação do omnichannel [...]”, delimitando o que foi pesquisado. Sugiro especificarem melhor o que seriam “fatores críticos”/“fatores de sucesso” considerado na pergunta e objetivo geral. Cuidado com os parágrafos sem literatura referenciada. No referencial teórico, procurem fazer um diálogo entre as seções, o que ajudará na fluidez da leitura. Nos procedimentos metodológicos, descreva como foram as entrevistas (Foram presenciais? Foram gravadas? Se sim, a transcrição deu quantas laudas?). Os Quadros 1 e 2, inclusive, fazem parte da seção dos procedimentos da pesquisa. Os resultados das categorias ficaram ótimos, contudo, pensem na possibilidade de apresentá-los por meio de figuras ou quadros, e não apenas por excertos das entrevistas. As considerações finais é outro ponto forte do artigo; parabéns!

Foto do Usuário Karine De Jesus Rodrigues Santana 09-02-2021 09:50:35

Parabéns pelo artigo! Tema interessante e atual. Sugestões: Por tratar de um artigo com limitações de páginas, sugiro aos autores que façam a introdução em texto corrido em vez de subtópicos (a questão da pesquisa e os objetivos dela). No referencial teórico foquem nos temas que são, de fato, relevantes para o trabalho. Perguntas: nos procedimentos metodológicos caracterizam a pesquisa como exploratória. Como vocês chegaram a essa conclusão? (Seria interessante descrever quais foram os meios de coleta deste trabalho). Uma vez pontuado que foram baseados em artigos e amostra com base em resultados apresentados por empresas por meio de documentos públicos, quais documentos são esses? (é preciso mencionar).

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.