O incentivo à carreira empreendedora: um estudo junto aos alunos do curso de Administração da PUC MINAS BARREIRO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Ensino e Pesquisa em Administração

Acessos neste artigo: 291


Certificado de publicação:
Certificado de Andréa Alcione de Souza
Certificado de Henrique Taite Mendes

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Andréa Alcione De Souza , Henrique Taite Mendes

ABSTRACT
A escolha de um curso superior está diretamente relacionada às projeções de carreira que o indivíduo escolhe seguir. A opção pelos cursos da área gerencial revela um amplo espectro de opções que abrangem a carreira gerencial, a técnico-administrativa, os cargos públicos e, a gestão de novos empreendimentos. A atual crise do mercado de trabalho e a valorização de inciativas individuais de abertura de novos negócios contribuem para intensificar o desejo dos futuros administradores em conceber, estruturar e gerenciar seus próprios empreendimentos a partir dos conhecimentos adquiridos no curso de graduação. O curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, da unidade Barreiro, atua há mais de 20 anos formando profissionais de várias áreas para a região. O Barreiro é uma localidade da cidade de Belo horizonte que agrupa mais de 60 bairros, possuindo uma diversidade de empresas dos setores industrial, comercial e de serviços. Um dos objetivos do curso de Administração da PUC MINAS nessa região é formar empreendedores capazes de gerir seus próprios negócios. Assim, o objetivo central deste artigo é analisar a percepção de alunos e egressos com relação ao ensino de empreendedorismo no curso e sua capacidade de promover o desenvolvimento de competências técnicas e humanas necessárias para o gerenciamento do próprio negócio.
No caso dos egressos, optou-se por entrevistar ex-alunos que, efetivamente, após o curso, optaram por empreender um novo negócio. Para este fim, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa junto a esse público-alvo, e também, com a coordenadora do curso na época da pesquisa, segundo semestre de 2019. Utilizou-se um roteiro de entrevista estruturado. Os dados foram analisados à luz da teoria sobre gestão de carreira e empreendedorismo, buscando compreender os pontos-destaque e analisar a visão dos entrevistados. O estudo apontou a importância de algumas disciplinas que tratam da elaboração de um plano de negócios, da gestão de projetos e das práticas empresariais, além da realização de eventos voltados à divulgação e promoção do empreendedorismo como seminários, palestras, workshops e visitas técnicas. Mas ainda falta por parte dos alunos uma compreensão mais aprofundada dessa possibilidade de carreira, o que aponta para a necessidade de maiores investimentos do curso para a promoção de trajetórias empreendedoras.
Palavras-chave: Empreendedorismo; Carreira; Administração; Mercado de Trabalho.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Thaísa Ferreira Dos Santos 09-02-2021 09:50:35

O artigo possui relevância para o curso de administração, especialmente o curso de administração na região de Barreiros em Belo Horizonte. Trata de forma contextualizada a importância de estudar sobre o empreendedorismo, como incentivar alunos e como os alunos egressos veem a contribuição da graduação na forma de gerir um negocio. As pesquisas realizadas solidificaram o objetivo do trabalho e da importância de se abordar o assunto em questão. Minha sugestão: explorar a percepção dos alunos sobre como as disciplinas citadas como mais essenciais para o empreendedorismo contribuiram para a visão e ação empreendedora, e até mesmo a contribuição das demais disciplinas.

Tema interessante, bem escrito, fácil entendimento.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.