Assédio Moral em Organizações Públicas: análise da produção científica no Brasil no recorte temporal de 2010 a 2019

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Acessos neste artigo: 274


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Sabrina Guimarães De Vargas , Eric Charles Henri Dorion , Luciana Flores Battistella , Diogo Coelho Moreira , Taiani Corrêa Da Costa , Tatiana Becker Ventura

ABSTRACT
O presente estudo tem como objetivo analisar as publicações sobre Assédio Moral no recorte temporal de 2010 a 2019, especificamente em Organizações Públicas do Brasil. O Assédio Moral se caracteriza por relações de violência psicológica e condutas que se manifestam a partir de gestos, palavras e/ou atos que prejudicam o indivíduo no ambiente de trabalho, quando ocorre continuamente pode afetar saúde física e mental, podendo gerar um estresse crônico. O método de pesquisa será uma revisão sistemática da literatura, a partir das buscas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da Capes (BDTD), Scientific Electronic Library Online – (SciELO) e Scientific Periodicals Electronic Library (Spell), resultando na análise de conceitos, metodologias e resultados dos estudos de cinco artigos, duas teses e seis dissertações. Com as buscas foi possível constatar que os artigos, teses e dissertações tiveram um viés predominantemente qualitativo e, quanto ao objeto de pesquisa, evidenciaram-se servidores docentes e técnico-administrativos de instituições de ensino públicas federais, onde foi demonstrado que a hierarquia nas Organizações Públicas, o uso excessivo do poder e política são fortes características que contribuem para o acontecimento do Assédio Moral, sendo mais frequente o Assédio Moral vertical ou descendente e horizontal.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Selma Maria Da Silva Andrade 09-02-2021 09:50:35

Pergunta: Quais são ao maiores impactos na vida profissional do trabalhador que sofre assedio moral ? Parecer A temática abordada é problematizadora na área de especificidade do assunto, uma vez que o assedio moral encontra-se inserido em diversos espaços de convivência. Os autores descrevem de forma clara o passo a passo da pesquisa, embasando-se corretamente em autores como Gil. A realização da revisão sistemática da literatura ocorreu em bases acadêmicas confiáveis e a apresentando da conclusão é pertinentes com o estudo apresentado

Foto do Usuário Patrick Flores Soares 09-02-2021 09:50:35

Achei o artigo completo, com uma abordagem de fácil leitura e compreensão, gostei da forma com que foi apresentado o resultada e o referencial teórico, utilizou ótimas contribuições bibliográficas e conceituais de alguns autores importantes sobre o Assédio Moral. Parabéns.

Foto do Usuário Jéssica Rodrigues Szulzevski 09-02-2021 09:50:35

Artigo bem escrito, com tema bem relevante para as Organizações Públicas. Conta com tabela e figura para uma melhor compreensão.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.