Adoecimento no trabalho: do burnout ao suicídio

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de Pessoas em Saúde

Acessos neste artigo: 354


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Ana Paula Azzam , Maracy Domingues Alves , Rodrigo Leão Ferreira Do Nascimento

ABSTRACT
O contexto de trabalho pode se configurar como fonte de prazer ou sofrimento para o indivíduo, facilitando o surgimento de doenças físicas e psicológicas, que podem estar associadas à tentativas e atos suicidas. O nosso objetivo principal consistiu em buscar na literatura científica evidências que apontassem para a relação entre a síndrome de burnout e o suicídio. Para tal, realizamos uma análise das principais obras e artigos ligados à psicodinâmica do trabalho e dados epidemiológicos referentes às doenças psiquiátricas. Por meio do levantamento realizado, concluímos que existem bases teóricas e empíricas que associam atos e tentativas de suicídio ao contexto do trabalho, a partir de várias condições clínicas, sobretudo, a depressão. Além disso, o burnout têm se configurado como um fator correlato significativo nesses comportamentos suicidas ligados ao trabalho. Sendo, a construção de estratégias defensivas coletivas uma forma de dirimir os efeitos nocivos à saúde do trabalhador inserido em contextos profissionais disfuncionais.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

A leitura flui bem, porem há muitos parágrafos sem nome dos autores (citações). O objetivo só foi observado no resumo. Na revisão da literatura há muitos parágrafos, sem citação. O método não está claro. No resumo cita muito pouco como foi feito. Questiono: houve uma base de dados usada para a pesquisa ou foi aleatório? Qual o período utilizado para a coleta de dados? Qual as palavras chaves utilizadas? Quantos artigos foram encontrados e quantos utilizados? Quais os critérios de inclusão e exclusão? Quanto aos resultados e conclusão não há um tópico especifico para tal. Artigo tem muito a contribuir, porem deve ser melhorado a metodologia, apresentar os resultados e discussão, e após a conclusão. Há um breve relato no resumo.

Foto do Usuário Cristiana De Souza Meira 09-02-2021 09:50:35

O trabalho não está apresentado no formato de um artigo científico, os autores não apresentam os tópicos Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados, Discussão etc. Apesar de o conteúdo ser de extrema relevância, o trabalho não foi bem apresentado, na minha avaliação.

Foto do Usuário Juliana Lapolli 09-02-2021 09:50:35

Tema muito relevante, mas a metodologia do trabalho não está bem definida e as citações e referencias fora de regra.

Foto do Usuário Maria Denise De Melo Machado 09-02-2021 09:50:35

O tema do trabalho e de grande relevância o trabalho está claro e atende ao esperado.

Foto do Usuário Juliano Dos Santos 09-02-2021 09:50:35

O tema abordado pelo artigo é bastante relevante, mas não estão claros os objetivos, tipo de estudo e resultados, o que inviabiliza a reprodutibilidade do estudo.

Foto do Usuário Kênya Lima De Araújo 09-02-2021 09:50:35

A discussão sobre a relação saúde e trabalho é relevante, atual e desafiadora. Os autores fazem uma leitura compreensiva quanto aos processos de trabalho e sua vinculação com o estado de saúde dos trabalhadores a partir de referência clássica da psicodinâmica do trabalho, fortalecendo a aproximação das ciências sociais em saúde com o campo da saúde do trabalhador fazendo diálogo com o conceito ampliado de saúde. O manuscrito trata dos sentidos do cotidiano do trabalho coloca o trabalhador como sujeito (singularidade, subjetividade, contexto histórico) lançando luz à problemática de suma importância para a saúde pública, inclusive convidando a (re)desenhos e/ou aplicação de saberes no âmbito das das políticas públicas da saúde do trabalhador e saúde mental.

Foto do Usuário Leticia Da Cunha Pereira 09-02-2021 09:50:35

O tema é bastante relevante. Estudar sobre o suicídio é de suma importância, no entanto, bastante desafiador. O trabalho peca na construção de objetivos, metodologia e resultados, não ficou claro durante a leitura, a não ser um breve relato no resumo. Ainda assim, parabenizo as autoras e o autor por se empenharem em investigar um tema tão permeado por tabus e difícil de ser abordado.

Foto do Usuário Lizandra Da Silva Sousa 09-02-2021 09:50:35

O trabalho apresenta uma leitura de fácil compreensão e apresenta os objetivos propostos pelo trabalho.

Foto do Usuário Anne Kelly Paes Alves Feitosa 09-02-2021 09:50:35

Tema relevante. Parabéns! poderia ter exposto a metodologia utilizada , bem como uma introdução e conclusão no corpo do trabalho.

Foto do Usuário Maria Emília Barbosa De Oliveira 09-02-2021 09:50:35

Excelente tema, abordado de maneira clara e objetiva!

Foto do Usuário Lorena Lourdes De Oliveira Paula 09-02-2021 09:50:35

Trabalho com uma abordagem de saúde diferente, enfatiza o olhar biopsicossocial que é imprescindível.

Foto do Usuário Valéria B. Machado 09-02-2021 09:50:35

O trabalho não está apresentado no formato de um artigo científico, ( Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados, Discussão). Tema relevante e muito importante, porém, na revisão da literatura a muitos parágrafos, sem citação, o objetivo só foi observado no resumo. Na revisão da literatura há muitos parágrafos, sem citação. O método não está claro. Infelizmente não deverá ser apovado. Valéria Bertonha Machado

Foto do Usuário Maria Vitória Vasconcelos 09-02-2021 09:50:35

Dejours é conhecido exatamente por apresentar em seus textos a relação do sofrimento psíquico no ambiente de trabalho. Levando em consideração, acredito que poderia explanar mais um pouco no que diz respeito ao trabalho, indivíduos e contexto social. Afinal, o sujeito esta inserido em um ambiente que cobra produtividade, em alguns momentos não pensando no bem-estar.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.