CONSTRUÇÃO DE MATRIZ DE COMPETÊNCIAS INDIVIDUAIS DO ENFERMEIRO EM UNIDADES CIRÚRGICAS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação, formação e treinamento em saúde

Acessos neste artigo: 275


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Laura Andrian Leal

ABSTRACT
Introdução: uma matriz de competências é uma ferramenta que propicia melhor utilização dos recursos humanos em cada função exercida na organização, por meio do desenvolvimento das competências nos profissionais, a fim de garantir a qualidade nos serviços prestados. Nesse sentido, uma matriz de competência pode ser definida como um conjunto de competências mínimas necessárias aos profissionais para desenvolverem suas atividades com eficiência(1). Assim, a construção de uma matriz de competência para enfermeiros de unidades cirúrgicas poderá servir como referencial ou estratégia para gestores de instituições de saúde que incluam esse profissional, no sentido de orientar a forma de agregar as pessoas. Essa matriz deve ainda contribuir para despertar a gestão de pessoas para “aplicá-las”, ou seja, avaliar o desempenho dos profissionais com base nas competências que eles tenham e que deveriam apresentar, promovendo a modelagem desses indivíduos para o trabalho. Objetivo: Construir e descrever uma matriz de competências individuais e comportamentos/atitudes associados para enfermeiros atuantes em unidades cirúrgicas. Métodos: Estudo exploratório, qualitativo. Participaram 43 enfermeiros de cinco unidades cirúrgicas, sendo a coleta de dados realizada entre abril a setembro de 2017. Utilizou-se a técnica de grupo focal(2) e, para interpretação dos dados, realizou-se análise temática indutiva(3). A matriz de competência foi construída a partir dos depoimentos dos participantes acrescida de busca na literatura de conceitos direcionados para cada competência e descrição dos comportamentos e/ou atitudes esperadas. Resultados: Para a matriz, foram identificadas as seguintes competências individuais: Planejamento; Comunicação; Competência relacional; Liderança; Tomada de decisão; e Ética. Considerações Finais: A construção de uma matriz deve auxiliar gestores no reconhecimento do perfil profissional e na avaliação do desempenho, a fim de fortalecer o alcance dos objetivos profissionais e organizacionais, bem como contribuir para qualidade e efetividade do cuidado prestado pelo enfermeiro nesses locais.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Roberta Mielczarski Martins 09-02-2021 09:50:35

A temática apresentada é muito relevante para a área de qualificação envolvendo a saúde, porém o resumo apresentado está muito enxuto, não sendo possível uma avaliação mais profunda do trabalho. Minha sugestão seria complementar o resumo, trazendo mais detalhes da temática e do trabalho desenvolvido, as referências também necessitam de revisão quanto às normas. O objetivo enfoca na construção de uma matriz de competências individual para enfermeiros, mas as considerações finais parecem trazer uma visão mais da gestão sobre essa construção. Existem relatos dos enfermeiros participantes do estudo, que possam corroborar essas considerações finais?

Foto do Usuário Luiza Miranda Milagres Larcher 09-02-2021 09:50:35

O resumo é muito sintético e não traz elementos suficientes para uma avaliação mais profunda. Não apresenta as contribuições dos sujeitos da pesquisa e dos autores para subsidiar a análise dos resultados, que acredito ser de grande valia. Sendo um tema de grande relevância para a gestão de pessoas de uma forma geral, acredito que poderia contextualizar e explorar mais a gestão por competências inserida na perspectiva da gestão do desempenho, uma vez que no texto a autora faz referência à necessidade de construir a matriz de competências para agregar pessoas, aplicá-las e também avaliar o seu desempenho. Delimitar se a matriz será utilizada como parâmetro para aquisição de capital humano, gerenciamento do perfil profissional ou como instrumento de avaliação de desempenho, pois não ficou claro no texto. Correlacionar as considerações finais aos resultados da pesquisa e ao objetivo proposto.

Foto do Usuário Gustavo Piazzi Alves 09-02-2021 09:50:35

A opção por resumo deixou o trabalho bastante sintético, não possibilitando explorar a potencialidade que tem.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.