Potencial fisiológico de sementes de pitaya em diferentes condições e tempos de armazenamento

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Horticultura

Acessos neste artigo: 7


Certificado de publicação:
Certificado de Helio Fernandes Ibanhes Neto
Certificado de Marjori dos Santos Gouveia

Certificado de participação:
Certificado de Helio Fernandes Ibanhes Neto

COMPARTILHE SEU TRABALHO

AUTORIA

Lúcia Sadayo Assari Takahashi , Alessandro Borini Lone , Marjori Dos Santos Gouveia , Ananda Covre Da Silva , Helio Fernandes Ibanhes Neto , Tiago Dos Santos Brazão , Amanda Lovisotto Batista Martins , João Henrique Vieira De Almeida Junior

ABSTRACT
Conhecer o comportamento dos atributos fisiológicos de pitaya é essencial para realizar a armazenagem de forma correta. Fatores como temperatura e umidade podem variar entre ambientes e embalagens afetando diretamente as sementes, além de favorecer microrganismos externos. O objetivo foi avaliar a qualidade fisiológica de sementes de pitaya híbrida (Hylocereus undatus x Hylocereus costaricensis) durante armazenamento por nove meses em diferentes embalagens e ambientes. O experimento foi conduzido no laboratório de fitotecnia da Universidade Estadual de Londrina, utilizando sementes oriundas de frutos produzidos na fazenda da instituição. O delineamento foi inteiramente casualizado em esquema fatorial 3x3x9, sendo: três tipos de embalagens, três condições de armazenagem e nove tempos. Para caracterização das sementes foram realizados os testes de germinação e índice de velocidade de germinação (IVG). Os resultados foram submetidos à análise de variância, e quando significativos, fatores qualitativos foram comparados por teste Tukey, e os quantitativos por regressão polinomial. A interação tripla entre fatores não apresentou significância. Apenas a interação entre condição e tempo de armazenagem foi significativa para germinação e IVG. No desdobramento em relação aos tempos, a germinação foi significativa apenas na condição laboratorial, enquanto o IVG em todos ambientes testados. O fator embalagem foi significativo isoladamente. Para a preservação da viabilidade de sementes de pitaya híbrida as condições geladeira e câmara fria são os recomendados independente da embalagem utilizada. Para o vigor das sementes, recomenda-se uso de embalagem de polipropileno, e manter as sementes em câmara fria.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Luana De Carvalho Catelan 09-02-2021 12:50:35

O tema é relevante, tendo em vista a importância e o crescimento da cultura, o trabalho apresenta boa escrita e possui mérito científico. Acredito que poderia ter sido feito outro teste de vigor como, por exemplo, o de primeira contagem. No mais, gostaria de parabenizar os autores pelo trabalho.

Foto do Usuário Rafael Roveri Sabião 09-02-2021 12:50:35

Trabalho de relevância, frente a atual expansão dos estudos e do cultivo da pitaya. Apesar do principal método de propagação ser o vegetativo, os resultados do estudo com fisiologia da semente agregam principalmente para o melhoramento genético.

Foto do Usuário Júlio César Altizani Júnior 09-02-2021 12:50:35

O trabalho apresenta relevância, conseguindo demonstrar a importância da pitaya e a necessidade do condicionamento adequado das sementes, além de discutir claramente os resultados obtidos. Contudo, é preciso verificar se realmente foi atingido o objetivo proposto. Como sugestão para continuação da pesquisa, poderia ser estudada a influência da secagem no condicionamento das sementes. Como questão, para os autores, o índice de velocidade de germinação pode ser empregado como parâmetro para analise do vigor de sementes ?

Foto do Usuário Alena Thamyres Estima De Sousa 09-02-2021 12:50:35

O trabalho apresenta um resumo bem estruturado. Objetivos claros e precisos. A revisão bibliográfica atende ao tema explorado e conta com bibliografias atualizadas. A metodologia apesar de atender os objetivos, peca em poucas avaliações de vigor ao longo do armazenamento. Os resultados são apresentados de forma clara, com discussões precisas, atendendo ao objetivo do trabalho. O trabalho alcança aquilo que propõe apresentando conclusões claras e precisas.