ANÁLISE DO MODELO DE GESTÃO E DA VIABILIDADE ECONÔMICA DE UMA EMPRESA DE ALIMENTAÇÃO, EM PALMAS (TO): ESTUDO DE CASO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão estratégica

Acessos neste artigo: 267


Certificado de publicação:
Certificado de Paula Guerreiro Borges

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Alivinio Almeida , Paula Guerreiro Borges

ABSTRACT
O presente trabalho avaliou a contribuição da análise de viabilidade econômica e financeira de projetos de investimentos na condução de empreendimentos de pequeno porte, nascentes ou já em funcionamento. Para isso, realizou um estudo de caso voltado à aplicação do método de análise de viabilidade em uma empresa de pequeno porte do segmento de alimentação, ativa e localizada no município de Palmas, Estado do Tocantins. Diante disso, a análise de viabilidade econômica mostrou que, na continuidade do modelo de gestão desenvolvido à época do estudo, o retorno ao capital investido não ocorreria dentro do horizonte de tempo proposto. Assim, o projeto foi considerado inviável. As evidências indicaram que havia perda de eficiência significativa tanto na condução dos processos, quanto na dinâmica financeira, revelando a necessidade de capacitação dos gestores e da gestão da empresa, para seu melhor posicionamento no mercado.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Lidice Uchôa Cordoville 09-02-2021 09:50:35

Parabéns pela iniciativa da pesquisa nessa área de atuação! A área de estudo é pouco explorada e merece atenção por se tratar de uma necessidade básica e biológica do ser humano: a alimentação!

Foto do Usuário Rafael Maldonado Sanches 09-02-2021 09:50:35

Tema muito relevante e atual! Contém algumas confusões com acentuação que confundem um pouco o entendimento da referência anterior. Trabalho bem direcionado, infelizmente faltaram informações do alvo do estudo de caso. Gostaria de ver um artigo deste tipo sobre a viabilidade para a formação de uma empresa antes do início de suas atividades.

Foto do Usuário Júlia Rodrigues De Lemos 09-02-2021 09:50:35

Parabéns pelo trabalho realizado! O artigo possibilita a leitura até mesmo do leitor com pouca experiência no tema, pela forma que explicam a metodologia e a defesa pela escolha de cada ferramenta de análise. Gostaria de saber o que os autores consideram como pontos relevantes a serem aplicados ou replicados em próximos estudos.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.